A. Estimativa da Incerteza de Medições em Laboratórios de Ensaios, de Calibração e de Microbiologia.
(este INÉDITO!) B. Controle Interno da Qualidade. C. Estatística Aplicada a Laboratórios de Ensaios, de Calibração e de Microbiologia. D. Validação de Métodos de Ensaios. Todas as capacitações têm como objetivo capacitar o laboratório para atender aos requisitos técnicos da NBR ISO/IEC 17025:2017 e da ISO/IEC 17043:2010. Benefícios:
A. ESTIMATIVA DA INCERTEZA DE MEDIÇÕES EM LABORATÓRIOS DE ENSAIOS, DE CALIBRAÇÃO E DE MICROBIOLOGIA (16 horas) Objetivo. Capacitar profissionais para estimar incerteza em medições efetuadas em laboratórios. Metodologia de trabalho. O curso combina exposição teórica, exercícios individuais e atividades em grupos. Seus diferenciais são a ênfase na modelagem do cálculo. Os diferenciais deste curso são:
Objetivo. Capacitar profissionais para implantar, nos laboratórios, o Controle Interno da Qualidade (CIQ), compreendido como uma oportunidade de aprimoramento das atividades laboratoriais. O CIQ é um conjunto de ações que visam garantir a qualidade e a reprodutibilidade dos processos e dos resultados produzidos, por meio da verificação contínua dos fatores que nela interferem. Metodologia de trabalho. O curso combina exposição teórica, exercícios individuais e atividades em grupos. O diferencial deste curso é seu enfoque prático, com a proposta de soluções para problemas do dia a dia dos laboratórios, sugeridos pelos participantes, em um ambiente de diálogo constante. Conteúdo programático.
Objetivo. Capacitar profissionais no conhecimento dos conceitos estatísticos básicos, necessários ao entendimento de resultados de calibrações ou ensaios na rotina do laboratório, O curso inclui exemplos de validação de métodos, de estimativa da incerteza de medições, bem como de interpretação dos requisitos específicos de normas e guias internacionais, e de compreensão de resultados de publicações científicas. Metodologia de trabalho. O curso combina exposição teórica, exercícios individuais e atividades em grupos. O diferencial deste curso é sua original apresentação, enfatizando o entendimento dos conceitos estatísticos, sem recorrer a cartas, dados e bolas coloridas e, para os cálculos, o uso do aplicativo Excel, usando o mínimo de expressões matemáticas. Conteúdo programático.
Observação: convém que o último dia seja em um laboratório de informática, com dois participantes por microcomputador. D. VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSAIOS (16 horas) Objetivo. Capacitar profissionais na validação de métodos, processo que fornece evidência de que um método, quando corretamente aplicado, produz resultados que são adequados a um específico propósito. Atualmente, há uma ênfase maior em validação de métodos na norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 e, mesmo que se diga que um método tem bom desempenho, os analistas necessitam confirmar que esse método é válido quando aplicado nos seus laboratórios. Metodologia de trabalho. O curso combina exposição teórica, exercícios individuais e atividades em grupos. O diferencial deste curso é sua original apresentação, enfatizando o entendimento dos conceitos estatísticos, euma tomada de decisão prática. Conteúdo programático.
|